quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Governo envia aeronave e reforça combate aos incêndios na Chapada Diamantina

Por meio do Programa Bahia Sem Fogo, o Governo do Estado envia, nesta quinta-feria (16), um helicóptero modelo esquilo para reforçar as ações de combate ao incêndio florestal na região da Chapada Diamantina. Uma van e três carros tracionados também foram enviados para o transporte dos brigadistas voluntários e bombeiros.
O helicóptero, somado aos dois aviões Air Tractor, enviados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), irão auxiliar as ações nas regiões de Andaraí e Serra Barbado, por terem lugares onde o acesso é difícil por terra.
As equipes envolvidas na Operação Bahia Sem Fogo, coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e executada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vêm intensificando as ações em campo, com seus técnicos de fiscalização e monitoramento para acabar com as queimadas.
Segundo a coordenadora de fiscalização preventiva de campo do Inema e do Programa Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim, estão em campo equipes de brigadistas voluntárias de Barra da Estiva, bombeiros militares e técnicos do Inema, em operações atreladas às secretarias de meio ambiente municipais, para que o incêndio seja controlado o mais breve possível.
“O foco de incêndio que foi detectado no município de Mucugê já se encontra com situação controlada, mas equipes do Ibama, Inema, Sema e Corpo de Bombeiros, continuarão monitorando a área”, afirmou a coordenadora do Inema.
As ações do Bahia Sem Fogo são realizadas pela Sema e pelo Inema, em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), órgão federal responsável pela área abrangente ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, além do Corpo de Bombeiros Militares. Fonte: Emília Mazzei

Nenhum comentário:

Postar um comentário